Campanha Selfie-Lixo

SELFIE-LIXO é uma campanha que visa denunciar o estado precário que nos encontramos em Angola em termos de saneamento básico.

Basta tirares uma foto junto a um local com lixo e já está… Para os que pretendem anonimato precisam apenas enviar a foto que o rosto e trabalharemos no rosto de formas a não estar visível.
ENVIEM PARA NÓS:
– O teu selfie-lixo, com a indicação do local (rua, bairro e província);
– O teu nome ou não (caso pretendas o anonimato).

UM DOS GRANDES MOTIVOS PARA ADESÃO À CAMPANHA:
Um dos problemas mais graves em Angola é justamente a falta do saneamento básico e é este um dos factores mais importantes da saúde porque de acordo com o meio onde vivem podem contrair e transmitir muitas doenças, inclusive por exemplo, doenças respiratórias, vermes e tantas outras. Portanto o acesso à água potável e algumas condições de higiene, muitas doenças podem ser evitadas diminuindo assim o custo com tratamentos.

No que consta, Saneamento básico é o conjunto de medidas adoptadas em uma região, em uma cidade, para melhorar a vida e a saúde dos habitantes impedindo que factores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico, mental e social.

O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais são o conjunto de serviços de infraestruturas e instalações operacionais que vão melhorar a vida da comunidade. É importante a preocupação dos governantes garantirem o bem estar e a saúde da população desde que também sejam tomadas medidas para educar a comunidade para a conservação ambiental.

DIFERENTE DO QUE SE TEM FEITO EM ANGOLA. CONTAMOS CONTIGO! Selfie-Lixo.

https://www.facebook.com/events/1604240176491047

voltar ao início do blog

Funcionário de empresa de limpeza atropelado mortalmente em Cacuaco

Luanda – O funcionário de uma empresa privada de limpeza foi atropelado mortalmente, esta manhã, enquanto trabalhava, por uma viatura de serviço de táxi (candongueiro), na via principal que liga a sede municipal do Cacuaco, em Luanda.

Fontes policiais informaram à Angop, que outros dois funcionários, da mesma empresa, ficaram gravemente feridos e encontram-se a receber assistência médica e medicamentosa, em uma unidade hospitalar da cidade.

O acidente ocorreu por volta das seis horas e 30 minutos, nas proximidades da Cimangola.

“ As vítimas pertencentes a empresa de limpeza estavam a fazer o trabalho a berma da estrada, com a devida sinalização, mas o taxista rompeu os cones e atropelou as três pessoas das quais, uma morreu no local e as outras sofreram ferimentos nos membros superiores e inferiores”, explicou a fonte.

O protagonista do acidente foi já detido pela Polícia Nacional.

ANGOP

voltar ao início do blog

Município de Cacuaco acolhe programa de workshops comunitários

Luanda – O programa de workshops comunitários que tem como objectivo apresentar temas e palestras viradas para questões de sustentabilidade práticas de como fazer o aproveitamento e reutilização de resíduos foi aberto no município de Cacuaco, Norte de Luanda.

Segundo uma nota da administração de Cacuaco que a Angop teve acesso hoje, segunda-feira, o programa foi aberto no final de semana pela representante da Direcção Nacional do Ministério do Ambiente, Camia de Carvalho.

Os workshops comunitários fazem parte do programa da campanha Natal ecológico, lançado no princípio deste mês para educação e sensibilização com um cinema móvel no município de Cazenga, refere a nota.

De acordo com a nota , a actividade tem como objectivo apresentar soluções para as questões de sustentabilidade e apresentações práticas de como se pode fazer o aproveitamento e reutilização para criar consciência para a questão dos resíduos e aproveitamento de materiais.

A finalidade é aumentar a consciência e participação da administração para as questões do ambiente em colaboração com as associações de defesa do ambiente a nível dos municípios.

 O trabalho é de âmbito nacional e conta com o apoio dos directores provinciais do ordenamento do território e do ambiente das várias províncias que estão a desenvolver acções do género.

ANGOP

voltar ao início do blog

Munícipes de Cacuaco beneficiam de uma ponte metálica

Luanda – Uma ponte metálica de quarenta e dois metros com a capacidade de quarenta toneladas, construída sobre e Rio Zenza, localizada entre os bairros da Quilunda (Município de Cacuaco, e do Muzondo, município de Dande (Província do Bengo), foi entregue hoje, Segunda-feira, aos munícipes de Cacuaco, pela Empresa Nacional de Pontes (ENP).

O acto foi assistido pelo administrador municipal de Cacuaco, Carlos Alberto Cavuquila, vice-governador da província de Luanda, para área técnica, Agostinho da Silva e entidades tradicionais.

Em declarações à imprensa, o Director Geral da ENP, José Henriques, disse que a construção da ponte de quatro metros de largura, teve a duração de um mês e está orçada em mais de um milhão de dólares.

Acrescentou ainda que está para breve a construção de mais duas pontes metálicas em duas localidades que farão a ligação dos bairros paraíso, Augusto Ngangula e da Cerâmica nas comunas do Kicolo e sede municipal, respectivamente.

De igual modo, disse que a ponte terá uma duração de 20 anos e contará com a manutenção da empresa construtora. “Antes, a população pagava cinquenta kwanzas para a travessia de canoa de um lado para o outro”, recordou.

Por sua vez, o vice-governador, Agostinho da Silva, disse que a materialização da obra surge em cumprimento da orientação do Presidente da Republica, José Eduardo dos Santos, dimanada do encontro de Auscultação da Mulher Rural, este ano, entre muitas preocupações expostas.

“As pessoas que andavam 52 quilómetros para levarem os seus produtos do campo para venderem no mercado de Kifangondo, hoje só precisam de andar um quilometro e meio nesta travessia”, sustentou.

Informou ainda que a construção de pontes metálicas vão prosseguir em vários municípios de Luanda, de acordo com os projectos em carteira.

O administrador municipal de Cacuaco, Carlos Cavuquila, agradeceu a ENP por ter concluído a ponte e apelou a população no sentido de cuidar da obra colocada a sua disposição, pois vai apoiar o escoamento da produção agrícola da zona.

“Não permitam que os amigos do alheio destruam o que o Estado fez em prol das populações”, disse,  tendo encarregue o soba da área como o responsavel ” número um” na vigilância da ponte.

ANGOP

voltar ao início do blog

Direcção municipal da saúde de Cacuaco prevê vacinar mais de 200 mil crianças

Luanda – A Direcção municipal da saúde de Cacuaco prevê vacinar 223 mil 634 crianças, menores de cinco anos de idade, durante a campanha contra a poliomielite a decorrer de 12 ca 14 deste mês no município, cerca de 18 quilómetros, ao norte de Luanda.

A informação foi prestada, quinta-feira, à Angop pelo chefe de secção da saúde pública, Victor Teca.

Acrescentou ainda que estão mobilizados dois mil e 114 vacinadores, 701 supervisores, 52 coordenadores de bairros, 23 coordenadores da área da saúde e 42 equipas fixas nos postos de saúde onde há serviço de PAV.

“A campanha será feita de porta- a- porta, tem a logística já em sua posse proveniente do direcção provincial da saúde de Luanda”, sustentou.

Apelou ainda a colaboração dos pais e encarregados de educação que se furtam a vacinar os seus petizes, principalmente nos bairros da comuna do Kicolo, Augusto Ngangula, Boa Esperança Central e Ndala Mulemba.

ANGOP

voltar ao início do blog

Mais moradias em Cacuaco estão ligadas à rede pública

A Empresa Pública de Água (EPAL) fez 4.528 novas ligações domiciliares no bairro Bate-Chapa, Cacuaco. A água potável chegou às torneiras em habitações que os técnicos seleccionaram e com condições de habitabilidade.

O presidente do conselho de administração da Empresa Pública de Água (EPAL), Lionídio Ceita, anunciou para breve mais 15.000 ligações domiciliares no município de Cacuaco.
“O crescimento desordenado de alguns bairros e o roubo de água constituem as principais dificuldades da EPAL”, acrescentou o gestor da empresa pública.

Lionídio Ceita disse que a EPAL vai continuar a trabalhar no combate a estes problemas para assegurar o acesso aos serviços essenciais para o desenvolvimento humano, saúde, educação e saneamento básico. O presidente do conselho de administração da Empresa Pública de Água afirmou que, no primeiro trimestre deste ano, os moradores dos bairros Chinguar, Mulenvos e Nova Urbanização do Cacuaco consomem água domiciliar no âmbito de um projecto que prevê 700.000 ligações.

Bendita dos Santos é moradora do bairro Bate-Chapa há 23 anos e disse que “o sofrimento acabou porque há anos que não tinha água em casa.

Todos os dias tínhamos de pagar o bidon de água a 25 Kuanzas e os roboteiros tinham de percorrer grandes quilómetros”, frisou a moradora.
A falta de saneamento básico, energia e os amontoados de lixo constituem grandes preocupações no município do Cacuaco.

JORNAL DE ANGOLA ONLINE

voltar ao início do blog

Polícia desmantela grupo de assaltantes de acessórios de viaturas

Luanda – Um grupo de suposto marginais, que se dedicava ao roubo de acessórios em viaturas dos moradores da centralidade de Cacuaco, foi desmantelado pela Polícia Nacional, informou hoje, em Luanda, o inspector-chefe Mateus Rodrigues.

Segundo Mateus Rodrigues, o grupo composto por três elementos subtraía os acessórios dos carros dos habitantes de Cacuaco, criando um sentimento de insegurança aos moradores pelos assaltos constantes que se verificavam na localidade.

O inspector-chefe disse que está a ser feito um inquérito aos  detidos no sentido de se apurarem os locais onde comercializavam os bens roubados para desencorajar esta prática.

O  porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional de Luanda, informou que durante o último final de semana foram registados 40 crimes diversos, entre roubos de viaturas, de motorizadas, posse e uso de estupefaciente (liamba), entre outros.

Constam também dos registos a apreensão de 21 armas de fogo, sendo 15 AKM, cinco pistolas e uma mini use, 12 motorizadas, oito viaturas e 12 quilogramas de liamba.

A operação esta a ser realizada em toda a extensão da província de Luanda e baseia-se em buscas dirigidas e mandatos de captura de supostos marginais e meliantes reincidentes, patrulhamento intensivo, apreensão de drogas, artigos diversos, viaturas e motorizadas roubadas para serem utilizadas em acções criminosas.

Kutululuca é expressão na língua nacional quimbundo, que significa sossega, em Português.

ANGOP

voltar ao início do blog

Criança morre carbonizada na Barra do Bengo em Cacuaco

Luanda – Uma criança de nove meses morreu carbonizada, em uma residência, este fim-de-semana, no bairro da barra do Bengo, município de Cacuaco, em Luanda, disse hoje, segunda-feira, o chefe das operações dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Lucas Chaves.

Em declarações à imprensa, Lucas Chaves afirmou que a causa do incêndio deveu-se a negligência dos progenitores que deixaram uma vela acesa.

Para a quadra festiva que se aproxima, período em que se tem registado diversos acidentes, aconselhou os munícipes a terem cuidado com o uso de velas, geradores e botijas de gás.

“ É fundamental que não deixem ao alcance das crianças as caixas de fósforo, e quanto aos banhistas espero que respeitem e cumpram com os sinais de proibição”, aconselhou.

Para as residências com energia eléctrica, adverte aos moradores no sentido de evitarem as ligações de mais de um aparelho eléctrico numa só ficha, instalações empíricas, facto que tem provocado curto-circuitos e incêndios.

ANGOP

voltar ao início do blog

Professores de Cacuaco participam numa marcha do Dia do Educador

Luanda – Mais de quatro mil professores do município de Cacuaco, Norte de Luanda, participam, no sábado, numa marcha alusiva ao Dia do Educador, 22 de Novembro, sob a organização do Gabinete Provincial de Educação de Luanda.

O facto foi anunciado hoje, à Angop, pelo director municipal da educação de Cacuaco, Adão Cabunde, tendo explicado que a concentração será no Instituto Médio Politécnico e Puniv de Cacuaco, onde os alunos interessados apanharão os autocarros  até ao local da marcha.

Sob o lema “Pela afirmação do sistema de educação trabalhemos por um corpo docente de excelência e comprometido com o desenvolvimento do país”, a marcha partirá do Largo do Motorista, Estrada de Catete e terminará no Largo da Independência, com várias intervenções alusivas a data.

O 22 de Novembro foi a data em que o primeiro Presidente de Angola,  António Agostinho Neto, deu por eberto, em 1976, na Fábrica da Textang I, no Bairro da Boavista, em Luanda, a campanha nacional de alfabetização, mas apenas foi institucionalizada, como tal, em 1978.

ANGOP

voltar ao início do blog

Administração de Cacuaco analisa actividades do III trimestre de 2014

Luanda – A administração municipal de Cacuaco, cerca de 18 quilómetros a Norte de luanda, analisou, hoje, quinta-feira, as actividades do III trimestre do ano em curso, sob a presidência do titular da circunscrição, Carlos Alberto Cavuquila.

Os relatórios da direcção do comércio, da secretaria-geral, da gestão do Marco Histórico de Kifangondo, análise do desempenho das operadoras de recolha do lixo, da visita de campo às zonas inundadas e a programação financeira do mês de Novembro constaram da ordem de trabalhos.

 De igual modo, no encontro foram apresentados os novos administradores adjuntos nomeadamente, José Cabalu Tanga para área financeira e orçamental, José dos Santos Haicambo para área técnica infraestruturas e serviços comunitários e Maria Freire para área política e social. A visita as cooperativas agrícolas inundadas em Maio último, pela chuva, feita por responsáveis de vários ministérios, situação que aflige os camponeses da cooperativa Espanha/Angola situada a um nível mais alto em relação ao rio Bengo, com o sistema de bombagem avariado, da Funda e de São Tiago.

 Os participantes foram informados de que a fábrica da Coca-Cola, situada na zona, tem um sistema de evacuação das águas residuais que danifica uma parte da cooperativa de São Tiago, facto que se aconselha um estudo de solução.

 A venda para um privado de 235 Hectares pela parte da direcção da cooperativa sem o consenso dos demais membros inquietou as 250 famílias que pediram ajuda a administração que conseguiu resolver o problema obrigando o vendedor do terreno a devolução de 45 mil dólares, valor que a parte desavinda da cooperativa negociou com o comprador, foi esclarecida.

 Quanto a cooperativa da Funda, nas mesmas condições de inundação, os participantes ficaram informados de que já recebeu uma intervenção do INEA de assoreamento das valas, cujos trabalhos ainda nem curso.

 Para o efeito, a administração municipal orientou a realização de uma auditoria ambiental para evitar os efeitos perniciosos que as águas residuais da fábrica.

 Quanto a gestão do Marco Histórico de Kifangondo, do Centro cultural e do campo polivalente dos Mulenvos de Baixo, foi criada uma equipa para definir uma proposta definitiva da exploração das referidas infra-estruturas sociais.

 As quatro operadoras de recolha do lixo que trabalham na circunscrição: Engevia, Mesan Cleaning, Solidariedade e Solange foram analisadas quanto a prestação de serviço e foram aconselhados a praticar o novo modelo que exige a poda de árvores, varredura e recolha de lixo porta-a –porta e assoreamento das valas de drenagem.

 A programação financeira do mês de Novembro também foi apresentada para as áreas de hospital municipal de Cacuaco, com 14 milhões de kwanzas, a repartição municipal da saúde com de 810 mil Kwanzas direcção municipal da educação com mais de cinco milhões de kwanzas e um milhão para o  Pré universitário de Cacuaco.

ANGOP

voltar ao início do blog