Cacuaco em festa

Cacuaco celebra 74 anos desde que foi elevado a categoria de município. É o município mais a norte da província de Luanda composto por três comunas que são: Cacuaco-sede, Funda e Kikolo.Durante os cinco dias de festa foram assistidos varias inaugurações com destaque para quatro recintos polidesportivos nos bairros do Paraíso, Kikolo, Funda Kilunda e na Nova Centralidade.

A abertura oficial das festividades foi na Administração Municipal, com um momento cultural, uma visita à Feira do Empreendedor de Artes e Ofícios, uma exposição sobre o Ambiente e o lançamento do um livro “ Os Cheiros e a Pátria”.

O programa incluiu a realização de uma corrida de karts, uma partida de xadrez, atletismo, uma mesa-redonda sobre a História de Cacuaco, música e a cerimónia religiosa e procissão.
Nas festas de Cacuaco é mostrado o que o município tem de atractivo, sobretudo os pontos turísticos, as potencialidades agrícolas e as pesca. A administradora adjunta para a área social, Maria Freire, realçou a importância das comemorações anuais, “as festas representam a História do município e as comunidades participam com entusiasmo”.

Muitas são as histórias que giram à volta das festas de Cacuaco, grande parte delas centradas no padroeiro São João Baptista que tem uma capela na vila. Desde então, o dia 24 de Junho é dedicado ao santo, considerado pescador, “não de peixes, mas de almas”.

As festas homenagearam em 2013 o primeiro soba de Cacuaco, que defendeu os interesses da terra. Este ano, informou Maria Freire, os distinguidos são os pelicanos, espécie rara que habita no município e está em vias de extinção.  As aves habitam na zona das salinas, mas aos poucos vão desaparecendo por causa das construções desordenadas que ameaçam o seu habitat.
A Administração de Cacuaco, com o a­poio do Ministério do Ambiente, realiza uma exposição sobre a espécie para sensibilizar as comunidades para o problema. Os visitantes observam os pelicanos com binóculos. A sociedade civil também foi convidada a participa das festividades.

Cacuaco tem muitos atractivos. A sua grande riqueza é a pesca e a agricultura. Actualmente tem um milhão de habitantes. Cacuaco está em constante crescimento e beneficia da construção de várias infra-estruturas como escolas, hospitais, mercados e praças.  Cacuaco tem referências turísticas como a Baía na sede do município, a Barra do Bengo, a praia do Sarico e as lagoas da Kilunda, na Funda. A pesca e as salinas já tiveram sucesso. A urbanização do município é um desafio da Administração.

voltar ao início do blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top